País
Tempestade Ingrid. Proteção Civil em estado de prontidão nível 3 até sábado
Chuva, vento, agitação marítima e queda de neve "em locais menos comuns" poderão provocar o isolamento de localidades no interior do país.
A Proteção Civil, a GNR, os bombeiros e o INEM vão mobilizar meios de
prevenção para fazer face às condições meteorológicas adversas dos
próximos dias.De acordo com o IPMA, o aviso vermelho (o mais
grave), prolonga-se até às 9h00 de sábado. Os efeitos da passagem da
depressão Ingrid por
Portugal Continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da
tarde de hoje, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e
agitação marítima.
A GNR irá mobilizar 34 equipas de prevenção imediata e veículos todo o terreno para acorrer a locais possivelmente isolados, indicou o coronel Vítor Lima.
Este nível irá vigorar entre as 16h00 de hoje e as 23h59 de sábado e abrange praticamente todo o país, à exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo.
A GNR irá mobilizar 34 equipas de prevenção imediata e veículos todo o terreno para acorrer a locais possivelmente isolados, indicou o coronel Vítor Lima.
Já a Proteção Civil irá mobilizar 75% de todos os meios conforme o
previsto para o estado de prontidão especial nível 3 (numa escala de 4), assegurou o
comandate Mário Silvestre.
Este nível irá vigorar entre as 16h00 de hoje e as 23h59 de sábado e abrange praticamente todo o país, à exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo.
Algumas das zonas com queda de neve incomum incluem Viseu e localidades dos distritos de Coimbra e Leiria.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomendou aos concelhos mais afetados para avaliar o fecho de escolas e a realização de eventos ao ar livre, recomendando também evitar deslocações desnecessárias.
Escolas fechadas em Boticas, Montalegre e Manteigas
Na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, há também um conjunto de "riscos potenciais significativos para as zonas de queda de neve", com a possibilidade de algumas aldeias e alguns ficarem isolados, o que, além de ter impacto na vida dos cidadãos, se repercute "na capacidade de salvamento", adiantou o comandante Mário Silvestre.
O presidente da ANEPC, José Manuel Moura, apelou à colaboração dos cidadãos, pedindo que evitem a deslocação às zonas costeiras "para ver as ondas" provocadas pela agitação marítima ou "às serras para ver a neve".
Este responsável indicou ainda que vão ser enviadas cerca de 10 milhões de mensagens de texto à população com medidas de proteção.
Devido ao mau tempo, as escolas em Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, estarão fechadas na sexta-feira, indicaram fontes das duas autarquias à agência Lusa.
Também a Câmara de Manteigas decidiu encerrar as escolas devido à previsão de queda de neve nas próximas 48 horas.